O RETRATO NA PINTURA ITALIANA DO RENASCIMENTO

A partir da reunião de diversas anotações acumuladas por longos anos sobre a arte do retrato durante o Renascimento italiano e por meio de estudos relativos àquela época, o historiador suíço Jacob Burckhardt produziu sua obra com base na história cultural dos séculos XV e XVI. Com a saúde frágil e pouco tempo de vida, Burckhardt acreditava que era necessário fazer uma síntese com as mais importantes obras artísticas daquela época. O viajante incansável, que no passado tinha percorrido diversos museus e caminhos monumentais da Itália, explica a origem de cada obra e evidencia a relação entre a forma e a função delas. Ao mesmo tempo, destaca a complementaridade que tal ligação teve para o desenvolvimento artístico do Renascimento italiano. Assim, durante dois séculos, assistimos à grande transformação iconográ_ ca e morfológica, proporcionada pelas interpretações das obras e citações que mostravam traços fundamentais da “descoberta do homem e do mundo”. O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento é uma coletânea de textos escritos com base em diversos registros daquela época. Impulsionado a interpretar discursos que representassem sua ligação com o mundo exterior, o autor pode narrar episódios marcantes da vida de personagens signi_ cativos de tempo. JACOB BURCKHARDT nasceu na Suíça, em 1818, e morreu em 1897. Como historiador, filósofo da história e da cultura suíça, lecionou história da arte na Universidade de Basileia e na Universidade de Zurique. Formado pela Universidade de Berlim, Burckhardt teve profunda ligação com as mais diversas fontes que remontavam à época do Renascimento italiano. Por meio da obra A Cultura do Renascimento na Itália, o historiador conseguiu formar uma síntese histórica do período, retratando a infinidade de realizações dos homens daquele país. CÁSSIO FERNANDES possui doutorado em história social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor adjunto do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professor colaborador no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É autor de diversos trabalhos sobre Jacob Burckhardt e a arte renascentista.

Autor JACOB BURCKHARDT
    Editora Unifesp