Blaise Pascal Conversão e Apologética

“Havia sobre uma mesa folhas de papel em branco, tinta, uma pena. Ora, um dia, há sobre essas mesmas folhas o texto do Discurso do método. Aconteceu, então, alguma coisa, e essa coisa é um texto que significa uma filosofia nova: apresenta-se então uma história dos acontecimentos da filosofia. Isto, sem dúvida, numa época em que as histórias tradicionalmente dos acontecimentos tentavam sê-lo o menos possível; mas por que não enxergar uma reação ao mesmo tempo análoga e de sentido contrário no caso de uma história que tradicionalmente não era dos acontecimentos e que seria tentada a tornar-se uma?” Nessas linhas publicadas em 1978, substituamos Discurso do método por “alguns Pensamentos do sr. Pascal sobre a religião” e falemos em seguida de “uma história dos acontecimentos das idéias”, pois o que acontece não é uma filosofia. O que acontece, de fato, é uma conversão que faz do convertido um conversor. Tal é o ponto de vista escolhido para olhar e tentar explicar o pensamento de Pascal, entendendo-se que ele não exclui outros pontos de vista.

Autor Henri Gouhier
    Editora Não